Escale seu time e coloque-o pra jogar
Qual o técnico de futebol que não gostaria de ter o Messi ou o Cristiano Ronaldo vestindo a camisa de seu clube, pronto para jogar? Mas não adianta ter um astro da bola na equipe, se o treinador não acredita que ele pode fazer a diferença na hora do jogo.
Boas empresas também são formadas por boas equipes, e o líder precisa ter total confiança em quem trabalha com ele, dando a todos espaço e demonstrando que acredita na competência de cada colaborador. É importante, inclusive, que o líder encontre pessoas melhores que ele para realizar determinadas tarefas.
Um treinador tem a competência de escalar o time, escolher a tática de jogo e a formação que a equipe entrará em campo, mas quem joga os noventa minutos são os atletas. Da mesma forma, o proprietário de um comércio, o diretor de uma empresa, ou o CEO de uma grande companhia devem ter em mente que o papel deles é organizar as melhores estratégias para seu time alcançar o melhor resultado.
Acima de tudo, você pode não apenas valorizar seus colaboradores, mas promover o protagonismo a cada pessoa que trabalha com você. Isso vai fazer com que eles se dediquem cada vez mais, vistam a camisa da sua empresa, e corram atrás do seu sonho com você.