O profissional do século 21
Nos dois séculos seguintes às Revoluções Industriais, empresas cresceram num ambiente de extrema selvageria, onde a lei do mais forte era imposta, numa concorrência desenfreada e sem precedentes. Toda essa pressão recaía, obviamente, para os trabalhadores, que se viam forçados a desempenhar papeis cada vez mais rigorosos, que necessitavam de competências técnicas para serem cumpridos. Para o profissional do século 21, essa realidade foi alterada.
Com a mudança gradual de pensamento e atitude do consumidor, da sociedade em geral, das próprias empresas e suas lideranças, criou-se também outra necessidade para o proissional do século 21, e as hard skills foram, e estão sendo, substituídas pelas soft skills, amplamente divulgadas como competências socioemocionais. Tratam-se de habilidades que envolvem coragem, resiliência, comunicação e colaboração, por exemplo. Ou seja, habilidades relacionadas às múltiplas inteligências, entre elas, a inteligência emocional.
Saber ser é mais valioso que saber fazer. Apenas conhecendo suas competências e deficiências profissionais, você poderá se tornar um trabalhador mais apto para atuar no mundo complexo em que vivemos. Saber ser te ajudará a encontrar a melhor versão de você mesmo para a empresa e para o mundo.